Cuidado, você pode ser o alvo!

imagem: Pijamasurf


Estamos sendo observados, a todo momento, qualquer hora em qualquer lugar. Não estou falando de detetives, espiões do estado ou outro personagem que vemos nos filmes. Estou falando de uma personagem que está presente no nosso dia a dia e que já não imaginamos mais nossas vidas sem ela, a internet. Do que pesquisamos no Google até o que compartilhamos no Facebook, tudo é gravado e usado para nos conquistar.

A última novidade que chega ao Brasil são os monitoramentos para campanhas políticas. Softwares analisam tudo o que você posta e assim é possível identificar qual a sua posição política, qual partido você gosta, qual você abomina, e por aí vai. Pronto, basta isso para a campanha começar, quando você menos esperar estará sendo alvo de propagandas políticas, é como quando você entra em um site de roupas e depois aparecem anúncios em todos os outros sites em que você entra.

Quer um motivo para se preocupar com isso? Quem se utilizou deste método foi a Cambridge Analytica, a consultoria que trabalhou para Donald Trump nas últimas eleições. É bom ter cuidado, daqui a pouco você pode ser manipulado e vai passar a acreditar que exterminar a cracolândia e pintar os muros de cinza é uma ótima ideia e a solução de todos os problemas.

Você pode pensar que manipulado é uma palavra muito forte, que talvez você seja no máximo influenciado. Mas não, você é manipulado, nós todos somos, a internet é uma ferramenta poderosa, os empresários que dela se utilizam agem de forma sútil, você nem vai perceber quando esse mapeamento de eleitores começar. A internet é o nosso Grande Irmão, no melhor estilo de 1984.

O problema de tudo isso está na falta de revolta da população, afinal, estamos sendo monitorados! Não vejo a mídia falando sobre isso nem mensagens dos parentes revoltados no grupo da família. Nada. Não vejo absolutamente nada. Talvez a internet já tenha alienado a sociedade a tal ponto de aceitarmos esse monitoramento passivamente. O que resta é refletirmos, pensarmos fora da caixa, além da tela. E cuidado, você pode ser o alvo!


Saiba mais sobre robôs e big data aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas